Order:
  1. Como usar a linguagem para precisar o movimento: uma disputa entre Platão e Heráclito.Celso Oliveira Vieira - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:97-104.
    A proposta do texto é delinear como Heráclito e Platão lidaram com o problema de usar a linguagem para falar do movimento. A perspectiva ontológica de que eles partem é quase oposta. Heráclito vê o mundo como movimento contínuo enquanto, para Platão, o que está em movimento participa, em alguma medida, das Ideias estáticas. É deste ponto de vista que no Teeteto Sócrates encarrega os Heraclitianos de criarem um novo discurso caso queiram falar da sua concepção de mundo. A observação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  19
    The role of sensation in knowledge according to Heraclitus: first part: direct use of sensation.Celso Oliveira Vieira - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:41-50.
    Dividido em duas partes o artigo tem o objetivo de determinar qual a função das sensações no processo de conhecimento prescrito por Heráclito. Essa primeira parte é dedicada ao uso direto dos sentidos, aquele sem nenhum tipo de mediação entre a coisa percebida e quem a percebe. Após o exame de fragmentos abordando principalmente os sentidos do olfato, paladar e tato são encontrados os requisitos para obtenção de uma sensação direta apropriada. Tudo começa na coisa percebida que para ser reconhecida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    The role of sensation in knowledge according to Heraclitus: part two: indirect use of sensation.Celso Oliveira Vieira - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:61-69.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark